Workshops Crianças

workshops

A alimentação saudável deve começar quando o casal pretende engravidar.

Toda a gestação, a amamentação e a alimentação na infância condicionam a nossa vida adulta em termos de hábitos alimentares, alimentos preferidos e preteridos. Por isso é importante começar desde cedo a planear e a viver um estilo de vida saudável.

Os projectos de promoção de saúde  assim como os workshops isolados pretendem contribuir para a criação de hábitos saudáveis, abrangendo educadores e famílias!

Workshop
“O poder dos Verdinhos”

Um workshop isolado de 60 minutos que pretende alertar as crianças para os benefícios dos legumes. São abordados grupos de 2 a 3 legumes com atividades de confeção e prova em conjunto com as crianças.

Adorámos o bolo, uns mais que outros mas gostámos! E o workshop também queremos repetir!

Educadora Sandra

Experimentar os legumes com as crianças
brócolos e crianças

Workshop
“Pára, escuta e olha…
para os rótulos”

Dirigidos a crianças entre os 3 e os 6 anos de idade, o workshop tem uma duração de 60 minutos. O semáforo nutricional é apresentado de uma forma lúdica, através de exercícios pedagógicos com as crianças, seja agrupamento de alimentos, corte e colagem, ou canções. No final, há uma aplicação prática do que foi apreendido e fica exposto o material elaborado.

descodificador de rótulo

Workshop
“Feijão frade, feijão fradinho”

Este workshop resulta da necessidade de incentir o consumo de leguminosas na população infantil. Trata-se por isso de um workshop de 60 minutos dirigido a crianças do pré-escolar, com uma grande componente prática.  Por pretender dar a conhecer o feijão frade, mostra as suas propriedades e benefícios nutricionais, tal como o seu ciclo de vida, engloba também a confeção e prova de algumas receitas com o feijão frade, sendo todas as atividades realizadas em grupo com a participação das crianças.

 

As crianças adoraram o patê de feijão!

Educadora Judite

Bolo de cenoura para crianças sem açúcar
crianças a cozinhar saudável
crianças a aprender

Projeto FGA
Feijão, Grão e Afins

O projeto FGA – Feijão, Grão e Afins, pretende aumentar a preferência por leguminosas (grão de bico, todo o tipo de feijões, ervilha, fava, lentilha, soja), em crianças do pré-escolar, com base na exposição diversa e repetida. As leguminosas são alimentos extremamente ricos nutricionalmente – fonte barata de proteína, fibra, hidratos de carbono, ferro, zinco, fósforo e algumas vitaminas do complexo B, no entanto a sua ingestão nas crianças portuguesas encontra-se abaixo do recomendado pela roda dos alimentos.

População-alvo: crianças dos 3 aos 6 anos de idade

Objetivo: promover a preferência por leguminosas em crianças do pré-escolar

Duração: 3 meses (2 sessões semanais de 60 minutos, por leguminosa)

Atividades: contacto com a leguminosa e participação em diferentes atividades pedagógicas sobre a mesma, com confeção e prova.

Avaliação: pelas crianças e pelos encarregados de educação

aprender de acordo com cada um

Projeto
VegiPower

O projeto VegiPower é dirigido a crianças entre os 3 e os 6 anos de idade, com vista à promoção do consumo de legumes. Embora estes sejam essenciais ao desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, fatores protetores da obesidade infantil, estão cada vez menos presentes na alimentação dos mais novos, afastando-se das recomendações da roda dos alimentos. O período pré-escolar é fundamental no estabelecimento dos hábitos alimentares nas crianças, influenciando as suas escolhas futuras. Assim, o projeto “VegiPower” propõe-se aumentar a preferência por legumes, sazonais e de produção local (e consequentemente o seu consumo) em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, através da promoção do contacto repetido com os mesmos.

População – alvo: crianças do pré-escolar (3-6 anos de idade)

Objetivo: promover a ingestão de hortofrutícolas em crianças do pré-escolar, especialmente de vegetais sazonais e de produção local, através da sua exposição repetida.

Duração: 1 a 9 meses (1 legume por mês, abordado em três sessões de 60 minutos)

Atividades: contacto com o legume através dos 5 sentidos e participação em diferentes atividades pedagógicas sobre o mesmo, incluindo sementeira, confeção e prova.

Avaliação: pelas crianças e pelos encarregados de educação

 “(…) temos gostado muito, mesmo no meio da turbulência o grupo tem aprendido imenso e até já comem cenoura ao almoço.”

Educadora Susana

“(…) foi muito interessante e as crianças gostaram muito.”

Educadora Luísa

VegiPower com crianças
crianças na cozinha comem melhor
projetos com crianças e alimentação
projetos com crianças