Projeto VegiPower

O projeto VegiPower é um projeto de educação alimentar que conta já com 2 anos de experiência no terreno, ajudando crianças, educadoras e famílias a aumentarem e diversificarem a sua ingestão de hortícolas.

Dirige-se à população pré-escolar (entre os 3 e os 5/6 anos de idade) e tem por objetivo o aumento do consumo de hortícolas, aumentando a exposição aos mesmos.

Segue as guidelines do Ministério da Educação para o pré-escolar, respeita o desenvolvimento da criança e utiliza a dieta mediterrânea assim como o princípio de que uma alimentação saudável e equilibrada deve respeitar princípios culturais, sociais e individuais, privilegiando os hortícolas de época e provenientes de produtores locais.

As atividades são desenhadas e desenvolvidas por uma nutricionista, que cria ou adapta os materiais utilizados, diversificando as técnicas pedagógicas utilizadas de forma a que todos retirem o maior partido das atividades.

A confeção é feita com as crianças, ensinando-se princípios básicos de culinária, e permitindo-lhes explorar os alimentos.

Em todo o processo são respeitados os princípios de segurança alimentar, sendo os alimentos e utensílios fornecidos pela nutricionista durante o projeto.

O projeto é ainda avaliado entre sessões e no inicio e final do mesmo.